Em 2015, na sequência de um acidente de mota, e após diversas peripécias que não interessa aqui relatar, acordei numa cama no Hospital de S. João, totalmente imobilizado- a única coisa que conseguia mover e mal eram os dedos dos pés; o HSJ precisou de 6 meses (4 lá e 2 em Valongo) para me restituir à minha família e à sociedade totalmente funcional, contra todos os prognósticos – se sobrevivesse, o que era pouco provável, nunca sairia de uma cadeira de rodas; hoje, com 81 anos, jogo golfe de competição.
Quando me deram alta para ir para casa dirigi-me à secretaria do hospital para saber quanto devia e fui informado que não devia nada; fiquei com uma pesada divida moral ao HSJ, ao SNS e à sociedade portuguesa.
Tenho desde aí tentado restituir à sociedade aquilo que dela recebi, pelo menos alguma coisa, participando por exemplo numa ONG, a Share – Associação para Partilha do Conhecimento (era membro do seu Conselho Geral) e fui orador e organizador de muitas das suas conferências.
Mas com a morte do seu fundador, por acidente rodoviário, a Associação passou a desenvolver uma actividade diferente e eu comecei a pensar em iniciar um projecto que desse continuidade ao que eu fazia no projecto original da Share.
Quando me apareceu a possibilidade de criar, para uma intervenção na Web, duma entidade para esse efeito, decidi-me a gastar algum tempo e recursos na sua dinamização.
Surgem assim as “Clínicas Esage – Clínicas do Conhecimento” ou seja clínicas para a difusão, a crítica, a partilha e tudo o mais que ao conhecimento diga respeito.
Porquê Clínicas e porquê Esage; embora a palavra clínica tenha origem no grego antigo κλινική" ("klinikē"), que significa "relativo à cama" ou "cuidado ao leito", o conceito adquiriu nos tempos recentes uma enorme extensão do seu significado; assim, para além das tradicionais clínicas de saúde, há clínicas desportivas (golfe, ténis e padel, principalmente), clínicas para casais, clínicas para as diversas atividades, desde físicas a intelectuais e até clínicas para não humanos como as clínicas veterinárias; tinha pensado inicialmente chamar às Clínicas Esage clínicas da mente, mas acabei por achar a expressão demasiado ambiciosa, até mesmo arrogante; fiquei assim por clínicas do conhecimento.
Quanto a Esage é uma combinação da letra E, sobretudo na sua ligação a Eletrónica (elas só vão operar na Web) com a palavra sage, isto é, sábio e conhecedor.
Resta acrescentar que o Conhecimento, juntamente com a Mente e a Consciência (ou Autoconsciência) formam o triangulo da caraterística humana que nos torna únicos no nosso planeta, únicos quase certamente no sistema solar e ainda com alguma probabilidade (impossível de quantificar) únicos em todo o universo.